skip to Main Content

Como é a recuperação da cirurgia para a Luxação do Ombro?

  • Ombro

A recuperação da cirurgia para a luxação do ombro dura cerca de seis meses, porém com excelentes resultados e sem novos episódios de luxação em 95% dos casos.

O que é o a luxação do ombro?

A articulação glenoumeral é a principal articulação do ombro e é composta por dois ossos: a glenóide e a cabeça umeral. Quando esses dois ossos perdem o contato entre si, ou seja, quando eles se “desencaixam”, é chamado de luxação do ombro ou luxação glenoumeral. Para saber mais clique aqui.

Vídeo 1: Luxação Posterior do Ombro

Quando a cirurgia para a luxação do ombro está indicada?

Cada caso deve ser avaliado de forma individualizada pois são diversos os fatores que influenciam no tratamento da luxação do ombro. No entanto, nos pacientes em que a luxação ocorre sempre na mesa direção ou quando a luxação é traumática e as lesões ocasionadas na cabeça umeral e na glenoide (lesão de Bankart e de Hill-Sachs, respectivamente) são significativas, fazendo assim com que o ombro fique instável, a cirurgia geralmente é indicada.

Quais os tipos de cirurgia para a luxação do ombro?

De forma geral, existem duas principais cirurgias para a luxação do ombro: a capsuloplastia artroscópica ou a cirurgia de Latarjet. Para saber qual cirurgia está mais indicada alguns fatores devem ser avaliados, como a idade do paciente, a demanda sobre o ombro e, principalmente, o tamanho das lesões de Bankart e de Hill-Sachs.

Quando as lesões no ombro decorrentes da luxação envolvem apenas lesões ligamentares ou lesões ósseas mínimas, a capsuloplastia artroscópica está indicada. Nessa técnica cirúrgica, que é minimamente invasiva, pequenos orifícios são realizados na pele do paciente por onde uma câmera e instrumentos específicos são introduzidos, as lesões são identificadas e os ligamentos são então reparados.

Vídeo 2: Artroscopia do Ombro

Já quando a luxação acaba gerando uma perda óssea importante, tanto da glenóide (lesão de Bankart) quanto da cabeça umeral (lesão de Hill Sachs), a capsuloplastia artroscópica acaba sendo insuficiente para estabilizar o ombro. Nesse caso a colocação de um enxerto ósseo no local da perda óssea é indicado. Na maioria dos casos o enxerto é retirado de uma proeminência óssea do próprio ombro, chamada de processo coracoide – essa é a cirurgia de Latarjet.

Na cirurgia de Latarjet uma pequena incisão é feita na parte anterior do ombro em direção à prega axilar (a dobra da axila) e por via aberta o enxerto é posicionado na lesão e Bankart e fixado com dois parafusos.

Cirurgia de Latarjet | Dra. Verônica Chang
Figura 1: Cirurgia de Latarjet

Qual o tempo de internação após a cirurgia?

Na maioria dos casos, tanto na capsuloplastia artroscópica quanto na cirurgia de Latarjet, o paciente pode ir de alta no mesmo dia.

Quanto tempo deve se utilizar a tipóia após a cirurgia?

 O uso da tipóia após ambas cirurgias é de 6 semanas, sendo que as 4 primeiras semanas o uso é integral e nas duas últimas semanas o uso o seu uso é flexibilizado: para dormir e para sair de casa.

Quando deve ser iniciada a fisioterapia após a cirurgia para a luxação do ombro?

Após a cirurgia para a luxação do ombro a fisioterapia deve ser iniciada com 2 semanas. Nesse início é feita a mobilização do ombro com ganho progressivo de amplitude de movimento. Contudo, para se evitar contraturas musculares decorrentes do uso prolongado da tipóia, recomendo que a fisioterapia seja iniciada já na primeira semana de pós-operatório.

Quanto tempo de fisioterapia deve ser feita após a cirurgia para a luxação do ombro

O tempo de recuperação da cirurgia de luxação do ombro são cerca de 6 meses. Contudo, após a retirada de pontos com duas semanas o paciente já está liberado para fazer bicicleta ergométrica e caminhadas. Exercícios na academia para os membros superiores, sob supervisão, é iniciado com aproximadamente 4 meses. Dirigir é permitido ao redor dos dois meses.

Em linhas gerais, podemos dividir a recuperação operatória da seguinte forma e de acordo com o tempo de cirurgia:

  • 2 a 12 semanas: ganho do movimento (amplitude de movimento) do ombro
  • 3º ao 5o mês: fortalecimento progressivo
  • 5o ao 6o mês: retorno à academia e treino de movimentos esportivos
  • 6 meses: retorno à prática esportiva competitiva

Quais são os resultados da cirurgia para a luxação do ombro?

A maioria dos pacientes submetidos à cirurgia para a luxação do ombro costumam ter excelentes resultados sem novos episódios de luxação em 95% dos pacientes quando o tipo de cirurgia é bem indicado.

Quais são os resultados da cirurgia para a luxação do ombro?

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em ombro e cotovelo.

FAQ

1. Qual a anestesia da cirurgia para luxação do ombro?

É feita uma anestesia geral associado ao bloqueio do plexo braquial.

2. É muito doloroso a recuperação da cirurgia para a luxação do ombro?

Tanto a capsuloplastia artroscópica quanto a cirurgia de Latarjet não costumam causar muita dor, mas ainda assim, medicamentos são prescritos para prevenir qualquer desconforto.

3. É necessário fazer fisioterapia após a cirurgia para a luxação do ombro?

Sim, a fisioterapia pós-operatória é fundamental. Uma boa cirurgia seguida de uma reabilitação pós-operatória inadequada certamente terá o seu resultado comprometido.

4. Após quanto tempo de cirurgia posso dirigir?

Com cerca de dois de cirurgia é permitido dirigir.

5. Após quanto tempo de cirurgia posso voltar a fazer atividade esportiva?

Depende da atividade esportiva. Bicicleta ergométrica é permitido assim que os pontos são retirados, com cerca de 10 a 15 dias da cirurgia. Corrida é permitido com cerca de 3 meses, academia a partir de 5 meses e esportes competitivos com 6 meses.

Back To Top