skip to Main Content

Como é a recuperação da cirurgia do Manguito Rotador?

A recuperação da cirurgia do manguito rotador dura cerca de seis meses, porém com até três meses o paciente volta a realizar as atividades do dia-a-dia.

O que é o manguito rotador?

O manguito rotador é um conjunto de quatro tendões que ajudam tanto na estabilidade do ombro quanto na sua movimentação, como levantar o ombro, colocar a mão no sutien, pegar a carteira no bolso de trás, entre outros. São eles:

  • tendão supraespinal
  • tendão infraespinal
  • tendão subescapular
  • tendão redondo menor

Lesão do Tendão Supraespinal | Dra. Verônica Chang

Quando a cirurgia do manguito rotador está indicada?

Na grande maioria dos casos o tratamento das lesões do manguito rotador é feito com fisioterapia. No entanto, nos casos em que o paciente permanece com dor ou dificuldade de movimentar o ombro e nos casos em que a lesão do manguito rotador ocorre após uma queda (lesões traumáticas), a cirurgia poderá ser indicada.

Quais os tipos de cirurgia para o reparo do manguito rotador?

A grande maioria das cirurgias para o reparo do manguito rotador são feitas por artroscopia, ou seja, de forma minimamente invasiva: pequenos orifícios são feitos na pele do paciente por onde uma câmera (artroscópico) e instrumentais específicos são introduzidos e com os quais é possível realizar o reparo do tendão lesionado.

Contudo, em casos selecionados pode ser realizado o reparo aberto, ou seja, o tendão do manguito rotador lesionado é reposicionado no seu local de origem através de um corte um pouco maior no ombro e a lesão é vista diretamente, e não através de uma câmera.

Qual o tempo de internação após a cirurgia do manguito rotador?

As cirurgias para o reparo do manguito rotador são de forma geral cirurgias de baixo risco e, portanto, o paciente costuma receber alta hospitalar no dia seguinte. Em alguns casos pode ser conversado sobre a possibilidade de se receber a alta no mesmo dia.

Quanto tempo deve se utilizar a tipóia após a cirurgia do manguito rotador?

De forma geral, o uso da tipóia após a cirurgia do reparo do manguito rotador varia de 4 a 6 semanas. Em alguns casos indica-se também o uso do coxim de abdução (saiba mais em quais os tipos de tipóia), a depender do tamanho da lesão reparada, da tensão do tendão ao final da cirurgia e do(s) tendão/tendões reparado(s).

Quando deve ser iniciada a fisioterapia após a cirurgia?

Idealmente a fisioterapia para a mobilização do ombro operado deve ser iniciada com 2 semanas de cirurgia. Em alguns casos inicia-se já na primeira semana após a cirurgia para evitar contraturas musculares decorrentes do uso prolongado da tipóia.

Fisioterapia após a cirurgia do Manguito Rotador | Dra. Verônica Chang

Quanto tempo de fisioterapia deve ser feita?

Com cerca de dois a três meses de cirurgia o paciente já consegue realizar as atividades do dia-à-dia, incluindo dirigir. Contudo, para que o paciente possa retornar às atividades esportivas de forma competitiva, são seis meses de recuperação.

Em linhas gerais, podemos dividir a recuperação operatória da seguinte forma e de acordo com o tempo de cirurgia:

  • 2 a 12 semanas: ganho do movimento (amplitude de movimento) do ombro;
  • 3º ao 5o mês: fortalecimento progressivo;
  • 5o ao 6o mês: retorno à academia e treino de movimentos esportivos;
  • 6 meses: retorno à prática esportiva competitiva.

Quais são os resultados da cirurgia do manguito rotador?

A maioria dos pacientes submetidos à cirurgia do manguito rotador costumam ter bons e muito bons resultados. Variáveis como qualidade do tendão e do músculo, extensão da lesão, quantidade de tendões lesionados, tabagismo, diabetes, qualidade da fisioterapia pós-operatória, entre outros, influenciam no resultado final da cirurgia.

Resultados da Cirurgia do Manguito Rotador | Dra. Verônica Chang

Sempre procure diagnóstico, orientações médicas e um plano de tratamento individualizado. O Núcleo de Ortopedia Especializada possui especialistas renomados em todas as áreas da Ortopedia moderna. Consulte um especialista em ombro e cotovelo.

FAQ

1. Qual a anestesia da cirurgia do manguito rotador?

É feita uma anestesia geral associado ao bloqueio do plexo braquial.

2. Dói muito a cirurgia do manguito rotador?

Os primeiros dias após a cirurgia do manguito rotador costumam incomodar bastante, mas com as possibilidades atuais de medicamentos a dor no pós-operatório é bem controlada.

3. É necessário fazer fisioterapia após a cirurgia do manguito rotador?

Sim, a fisioterapia pós-operatória é fundamental. Uma boa cirurgia seguida de uma reabilitação pós-operatória inadequada certamente terá o seu resultado comprometido.

4. Após quanto tempo de cirurgia posso dirigir?

Com cerca de dois a três meses de cirurgias é permitido dirigir.

5. Após quanto tempo de cirurgia posso voltar a fazer atividade esportiva?

Depende da atividade esportiva. Bicicleta ergométrica é permitido assim que os pontos são retirados, com cerca de 10 a 15 dias da cirurgia. Corrida é permitido com cerca de 3 meses, academia a partir de 5 meses e esportes competitivos com 6 meses.

Back To Top